• Cinema,  Críticas e indicações,  Filmes

    [78º Festival de Cannes] Eddington

    Este texto faz parte da cobertura do 78ª Festival de Cinema de Cannes, que ocorre entre 13 e 24 de maio. Que a maior economia do mundo se transformou em um gigantesco surto coletivo muito bem financiado, não é novidade alguma. São, entretanto, os discursos mais óbvios os que precisam ser repetidos à exaustão para que alguma reflexão qualificada possa se formar. Talvez essa tenha sido a proposta de Eddington, novo filme de Ari Aster (Midsommar, Beau Tem Medo): inserir, num microcosmo de cidade estadunidense fantasma e desértica no início da Covid-19, o maior número de razões possíveis que demonstrem a existência desse surto coletivo, e agregar o maior número…

  • Cinema,  Críticas e indicações,  Filmes

    [78º Festival de Cannes] O Esquema Fenício

    Este texto faz parte da cobertura do 78ª Festival de Cinema de Cannes, que ocorre entre 13 e 24 de maio. Se há algo de fascinante na linguagem do cinema, e que Wes Anderson parece compreender em plenitude ao criar o seu próprio método de fazê-lo, é a extração de sentimentos e sensações a partir da mais rigorosa, racional e antinatural construção imagética. O cinema que emula a realidade e que se esforça para que espectador abstraia da arte para experimentar e se envolver com a história a ser contada, segue, certamente, um caminho mais intuitivo e elementar na atração emotiva, ante a disponibilidade de uma gama de recursos de…

  • Notícias

    8ª Parada de Cinema homenageia Helena Ignez, Vera Egito e traz outros nomes do cinema brasileiro em Teresina

    A Parada de Cinema chega à sua 8ª edição em 2025 reafirmando seu papel como um dos principais espaços de celebração, formação e resistência audiovisual no Piauí. Com o tema “Cinema, memórias e batalhas”, a mostra deste ano propõe reflexões sobre as potências políticas da imagem, os apagamentos históricos e as estratégias de sobrevivência e reinvenção presentes nos corpos, nos filmes e nos afetos. A programação da 8ª Parada reúne oficinas formativas, sessões comentadas, debates temáticos e encontros que ampliam ainda mais o diálogo entre pessoas realizadoras, pesquisadoras, artistas visuais e o público geral. Entre as novidades desta edição estão a Mostra de Clássicos, a Mostra de Cinema Marginal Piauiense…

  • Notícias

    CCBB São Paulo recebe mostra dedicada ao cinema de Lúcia Murat

    A mostra gratuita Cinema de Resistência: um olhar sobre o Brasil invisível vai estar disponível no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) de 4 a 29 de junho, com a exibição de 34 obras, entre filmes e episódios de séries, da cineasta Lúcia Murat. O trabalho da diretora percorre as feridas abertas da história de um Brasil recente e contará com quatro debates em torno de temáticas como ditadura, feminismo, desigualdade e povos originários. O primeiro, sobre ditadura e memória, será na abertura, às 18h, com a participação da cineasta Tata Amaral e de duas ex-presas políticas: a jornalista e escritora Amelinha Teles e a própria cineasta…

  • Cinema,  Críticas e indicações,  Filmes

    [78º Festival de Cannes] The Black Snake

    Este texto faz parte da cobertura do 78ª Festival de Cinema de Cannes, que ocorre entre 13 e 24 de maio. Parte da Acid, uma mostra paralela do Festival de Cannes em que os filmes são selecionados por cineastas – prometendo assim uma programação mais ousada -, La Couleuvre Noire, ou The Black Snake, é uma produção entre França, Colômbia e Brasil que adentra o deserto colombiano de Tatacoa. Pelo realismo fantástico, Aurélien Vernhes-Lermusiaux conta tanto a história particular de Ciro (Alexis Lozano Tafur) quanto do espaço geográfico que o cerca, explorando o místico que vem da terra e da ancestralidade. O homem retorna para seu local de origem depois…

  • Cinema,  Críticas e indicações,  Filmes

    [78º Festival de Cannes] Renoir

    Este texto faz parte da cobertura do 78ª Festival de Cinema de Cannes, que ocorre entre 13 e 24 de maio. Numa Tóquio do fim dos anos 80, enquanto toma aulas de inglês, Fuki (Yui Suzuki), uma garota curiosa de 11 anos, é questionada por sua professora para que fale de algum momento memorável que viveu nas férias escolares. A menina pensa um pouco, e rapidamente responde, com naturalidade e até empolgação: “eu fui a um funeral!”. Em perspectivas, tempos e lugares muito diferentes, mas caminhando lado a lado com Sound of Falling, de Mascha Schilinski que também integra a competição oficial do 78º Festival de Cannes, Renoir, filme japonês…

  • Cinema,  Críticas e indicações,  Filmes

    Onda Nova (1983)

    Dizer que o tempo é cíclico se tornou clichê em alguns contextos, mas os clichês existem justamente para serem usados: o tempo do filme Onda Nova é agora, mas foi também 1983, ano de sua realização e quando, após lançamento na Mostra de Cinema de São Paulo, o filme foi integralmente censurado pelos órgãos da ditadura civil militar vigente no período e assim permaneceu anos longe das salas de exibição. Em 2025, o relançamento do filme em cópia restaurada encontra o mundo sob a constante ameaça do retorno de governos de extrema direita e a progressão de um conservadorismo que passa inclusive por discussões sobre a validade ou não de…

  • Entrevistas

    “Tudo é surpreendente na Rita Lee” – Entrevista com Oswaldo Santana, diretor de Ritas

    Uma das últimas entrevistas em vida de Rita Lee agora ganha as telas de cinema com o documentário Ritas, de Oswaldo Santana e Karen Harley. Depois de ser exibido no festival É Tudo Verdade, o filme foi lançado nos cinemas no dia 22 de maio, dia de Santa Rita de Cássia, data que a cantora escolheu como sua nova data de nascimento. Costurado a partir dessa entrevista, concedida a Karen em 2018, o documentário mostra os vários lados de uma mulher que foi hitmaker, frontwoman da banda brasileira mais influente em todo o mundo, atriz, artista plástica, mãe, avó, esposa e, mais que tudo, uma sobrevivente.  O Feito por Elas…

  • Cinema,  Críticas e indicações,  Filmes

    [78º Festival de Cannes] Romería

    Este texto faz parte da cobertura do 78ª Festival de Cinema de Cannes, que ocorre entre 13 e 24 de maio. É fato que os aspectos identitários que formam uma pessoa como ela é constituem a somatória de fatores relacionados ao seu passado e ancestralidade, àqueles que vieram antes, àquilo que ela se tornará a partir disso. É formado, ainda, pelo presente modulado pelo exterior, pelos acontecimentos ao redor, um inconstante fio que vai passar por mudanças durante toda nossa vida. Há aqueles que conferem à conexão familiar pelo sangue caráter de imprescindibilidade para composição de identidades. Há, ainda, as burocracias de sociedade que nos tornam existentes, como, por exemplo,…

  • Cinema,  Críticas e indicações,  Filmes

    [78º Festival de Cannes] La Petite Dernière

    Este texto faz parte da cobertura do 78ª Festival de Cinema de Cannes, que ocorre entre 13 e 24 de maio. A luta pela afirmação de identidades nos parece ter sido a temática recorrente das obras da competição do 78º Festival de Cannes. O Agente Secreto, Romería, Die, My Love, e aqui, La Petite Dernière (The Little Sister), dirigido pela franco-tunisiana Hafsia Herzi. Filmes, de algum modo, primos, que trabalham a jornada de autopreservação como fio condutor narrativo, em buscas específicas e individuais que se traduzem em uma pretensão mais ampla, que é a da garantia do direito fundamental mais básico pela existência digna. A trajetória, nem sempre, é exitosa.…