
2ª Mostra Mulheres+ no Cinema promove exibições de filmes e atividades culturais em Maceió
A Piracema Studio e o Festival Carambola, produtoras culturais alagoanas, confirmam e divulgam a 2ª edição da Mostra Mulheres+ no Cinema, evento da sétima arte que acontecerá em Maceió (AL) entre os dias 04 até 06 de julho. A programação gratuita acontece no Carambola Lab e no Theatro Homerinho, ambos pontos de cultura localizados no bairro de Jaraguá, na Rua Sá e Albuquerque.
A Mostra Mulheres+ no Cinema é tela de projeção para o cinema alagoano e nacional produzido por mulheres e pessoas atravessadas por experiências de exclusão por questões de gênero (mulheres trans e cis, pessoas não binárias e homens trans).
Com o tema “Desapropriando corpos dissidentes: a potência do cinema para além da narrativa heterossexual”, a Mostra convida o público a experimentar em coletivo a pluralidade de narrativas, estéticas e linguagens que resistem ao silenciamento. Além disso, em 2025, o projeto homenageia duas mulheres negras que marcaram a luta pelos direitos LGBTQIAPN+ : Adélia Sampaio (MG), primeira cineasta negra a dirigir um longa-metragem comercial no Brasil, o emblemático “Amor Maldito” (1984), obra que abordou de forma pioneira na América Latina a homossexualidade feminina; e Rosa Mossoró (AL), figura emblemática da cena cultural e noturna de Maceió, conhecida por sua atuação como artista, empresária e anfitriã de espaços que acolhem a diversidade desde a década de 1970. A multi-artista alagoana é celebrada através do Prêmio Rosa Mossoró, novidade na programação, a premiação destinada ao melhor filme com temática LGBTQIAPN+.
O projeto leva gratuitamente exibições de longas e curtas-metragens, mesas redondas, painéis e mostras competitivas. Os filmes das mostras competitivas serão julgados por Tuca Siqueira (PE), roteirista, diretora e sócia da Garimpo Filmes; Ana Caroline Brito (DF), cineasta, produtora cultural e curadora da plataforma de streaming Todesplay; e Giovanna Siqueira (SP), doutoranda em Artes da Cena pela UFRJ, professora da FAAP e da ABC Cursos de Cinema e protagonista da série A3.
Um dos destaques da programação cultural é a exibição do filme “Alma do Deserto”, premiado com o Queer Lion em Veneza, com o bate-papo com a diretora Mónica Taboada-Tapia (Colômbia). A série de atividades também conta com performance com Leviathan (AL), DJ, artista transformista, realizadora audiovisual e figurinista alagoana e show de Karina Buhr (PE), multiartista conhecida por unir o rock e a música eletrônica à sonoridade dos maracatus pernambucanos, que apresenta pela primeira vez em Maceió seu trabalho solo.
Programação:
04 de julho (sexta-feira)
Theatro Homerinho:
- 18h: Abertura oficial da 2a Mostra Mulheres+ no Cinema;
- 18h15: Apresentação das Atividades Formativas;
- 19h10: Painel “As mulheres no Festival de Cinema Brasileiro de Penedo – Memória e gênero no audiovisual”, com Cíntia Ribeiro e Carmen Lúcia Dantas;
- 20h: Exibição do longa-metragem “Alma do Deserto” (dir. Mónica Taboada-Tapia, 2024)
- 21h30: Bate-papo com a diretora Mónica Taboada-Tapia.
05 de julho (sábado)
Theatro Homerinho:
- 14h: Abertura solene;
- 14h30: Sessão 1 da Mostra+ Brasil;
- 15h20: Mostra+ Videoclipes;
- 16h: Mesa “Trilha sonora: processos de criação” com Karina Buhr, Fernanda Guimarães e Telma César, mediação de Izabela Costa;
- 17h: Sessão 1 da Mostra+ Alagoas;
- 17h30: Sessão 2 da Mostra+ Alagoas;
- 18h10: Sessão 2 da Mostra+ Brasil;
- 19h: Debate com realizadoras.
Carambola Lab:
- 21h: Show Karina Buhr (PE).
06 de julho (domingo)
Theatro Homerinho:
- 14h: Abertura solene;
- 14h30: Sessão 3 da Mostra+ Brasil;
- 15h20: Sessão 3 da Mostra+ Alagoas;
- 16h20: Mesa “A jornada da anti-heroína” com Ana Caroline Brito, Mónica Taboada-Tapia e Tuca Siqueira, mediação de Luiza Leal;
- 17h: Sessão 4 da Mostra+ Brasil;
- 17h50: Debate com realizadoras;
- 19h: Performance Leviathan;
- 19h30: Cerimônia de Premiação;
