Ciclo #01 – Mulheres e o Melodrama

Segundo a teórica Ann E. Kaplan, o melodrama é um gênero cinematográfico que, historicamente, é elaborado e destinado especificamente tendo as mulheres como público alvo. Com isso em mente, não é curioso como se usa o adjetivo “melodramático” como algo pejorativo? Os filmes assim categorizados costumam ter mulheres protagonistas e abordar seus dramas familiares e conflitos geracionais. O gênero teve seu ápice na década de 1950 e um dos diretores que se destacaram foi Douglas Sirk. No cinema contemporâneo, Todd Haynes, que foi um dos pioneiros do New Queer Cinema, revisita e homenageia o cineasta alemão. Nesse ciclo conversaremos sobre as características do melodrama por meio de obras dos dois diretores, refletindo as mudanças de abordagem em cada momento histórico. 

1º Encontro: 

Tudo que o Céu Permite (All That Heaven Allows, 1955), de Douglas Sirk

12/03 às 19:30

Sinopse: Uma viúva de classe alta (interpretada por Jane Wyman) se apaixona por um homem mais jovem, que trabalha para ela prestando serviços de jardinagem, o que gera desaprovação de seus filhos e críticas de suas conhecidas.

2º Encontro: 

Longe do Paraíso (Far From Heaven, 2002), de Todd Haynes

26/03 às 19:30

Uma dona de casa (vivida por Julianne Moore) lida com o julgamento sobre a relação que estabelece com um homem negro que trabalha como jardineiro e vê sua vida aparentemente perfeita passar por turbulências quando descobre que o marido está tendo um caso com outro homem.