Ciclo #02 – Film Noir e as Femmes Fatales

Sob influência do pessimismo e fatalismo que acompanham a 2ª Guerra Mundial e, posteriormente, do clima de paranoia promovido pelo macarthismo, em contexto estadunidense, o film noir surge como uma proposta de cinema com narrativas cínicas e pesadas, geralmente envolvendo crime ou corrupção em alguma medida. Sua protagonista é uma personagens que se convencionou chamar de mulher fatal (femme fatale): figuras sedutoras, trágicas e complexas, que fascinam até hoje. Embora não seja a primeira aparição do tropo narrativo na história do cinema, Phyllis, personagem de Barbara Stanwyck em Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944), funciona como uma perfeita representação do arquétipo: misteriosa, atraente e perigosa. Com uma estética marcante de sobretudos, chapéus, persianas e luzes indiretas, o film noir perdura no imaginário e foi referenciado com diferentes graus de literalidade em diversos filmes posteriores. Em Ligadas pelo Desejo (Bound, 1996) as cineastas Lana e Lilly Wachowsky, em seu primeiro filme, ainda antes de Matrix (1999), brincam com as convenções criando um neo-noir queer com duas protagonistas, Violet (Jennifer Tilly) e Gorky (Gina Gershon). Nesse ciclo vamos conversar sobre as convenções do film noir, suas características, principais marcos e possibilidades de subversão. 

1º Encontro: 

Pacto de Sangue (Double Indemnity, 1944), de Billy Wilder

09/04 às 19:30

Sinopse: Walter, um agente de seguros encontra Phyllis Dietrichson (Barbara Stanwyck) e ambos se apaixonam. Phyllis o convence a seguir com um plano para assassinar o marido dela após fazer um seguro de vida para ele, para que ambos possam ficar com o dinheiro do seguro após a sua morte.

2º Encontro: 

Ligadas Pelo Desejo (Bound, 1996), de Lana Wachowski e Lilly Wachowski

23/04 às 19:30

Sinopse: Violet (Jennifer Tilly) vive um relacionamento violento com Caesar, um mafioso. Ela conhece Corky (Gina Gershon) e, apaixonadas, resolvem fugir juntas, mas para isso planejam roubar dele um grande valor em dinheiro.