
Ciclo #04 – O Sex Appeal do Inorgânico
Nesse ciclo abordaremos dois filmes que tratam dos limites entre orgânico e inorgânico na exploração da sexualidade de suas personagens. O cineasta David Cronenberg sempre gostou de trabalhar com questões sobre corpos em processo transformação, corpos híbridos ou corpos em decadência. Para o crítico literário italiano Antonio Caronio, o corpo humano hibridizado de Cronenberg não provém de tecnologias fantásticas, futuristas ou fabulosas: ele é construído, ou ainda, secretado pelos aparatos de cotidiano mais ordinários. A televisão, o automóvel, o videogame: todos eles são objetos pertencentes à rotina, tornados fantásticos na forma como o diretor se apropria deles, para então recorporificar o humano Em seu provocativo filme Crash: Estranhos Prazeres de 1996, seus protagonistas são personagens que sobreviveram a acidentes de carro e se excitam sexualmente com as marcas deixadas pelos acontecimentos, mas também revivendo as batidas de forma cada vez mais intensa. Já a cineasta francesa Julia Ducournau tem usado o corpo no cinema de gênero de maneiras diversas. Em Titane, a personagem protagonista desafia as fronteiras de gênero ao mesmo tempo em que, ao ter uma relação sexual com um carro, engravida do veículo, expandindo o limite daquilo que se entende sobre a biologia do corpo. Em ambos os filmes, entre o suspense e o horror, carne e máquina se fazem desejo em uma fronteira borrada do que é humano: um erotismo ciborgue.
1º Encontro:

Crash: Estranhos Prazeres (Crash, 1996), de David Cronenberg
11/06 às 19:30
Sinopse: Após sofrer um acidente de carro, James desenvolve uma doentia atração sexual por Helen, uma das vítimas do desastre. Por meio dela, conhece um grupo de fanáticos que reconstitui famosos desastres automobilísticos em busca de prazer.
2º Encontro:

Titane (2021), de Julia Ducournau
25/06 às 19:30
Sinopse: Uma mulher com fetiche por carros, uma placa de metal implantada na cabeça e instinto assassino embarca em uma jornada bizarra que envolve identidade, fuga e amor incondicional.