
Ciclo #05 – Olhos de Bette Davis
Uma atriz que marcou gerações e brilhou em Hollywood por décadas, referenciada em desenhos animados e imitações e reverenciada em homenagens posteriores, não poderia deixar de aparecer nesse cineclube. Bette Davis foi escrita pelo New York Times da seguinte forma: “Com seus olhos enormes e expressivos, seus maneirismos extravagantes e seu estilo de falar distinto, ela deixou uma marca indelével em seus públicos em uma ampla variedade de papéis”. Versátil, capaz de se transformar visualmente pelos papéis, reinou nos melodramas, foi indicada a 11 (ONZE Óscares), passou a vida batalhando por melhores roteiros e liberdade artística e deixou um legado de clássicos absolutos. Dessa forma, é até difícil escolher apenas dois filmes. Nesse ciclo iremos debater a trajetória da artista, seus papeis marcantes, seu lugar de destaque no cinema e o legado de sua obra a partir de duas de suas personagens escolhidas para representar momentos distintos de sua carreira.
1º Encontro:

A Estranha Passageira (Now Voyager, 1942), de Irving Rapper
09/07 às 19:30
Charlotte é controlada e reprimida pela mãe e está prestes a ter um ataque de nervos. Após algumas semanas em uma casa de repouso, ela faz uma viagem de navio para descobrir a si mesma e se envolve com um homem casado. Ao voltar para casa, ela se mostra uma mulher bem diferente.
2º Encontro:

A Malvada (All About Eve, 1950), de Joseph L. Mankiewicz
23/07 às 19:30
A ambiciosa aspirante a atriz Eve Harrington se infiltra no camarim da estrela consagrada Margo Channing, que após ouvir sua história triste, resolve ajudá-la. Mas Eve parece só ter intenção de usá-la para entrar no show biz.