Notícias

Filmes inspirados em obras de escritoras

Quando um livro ganha uma adaptação cinematográfica, a pergunta pela fidelidade à obra original parece sempre ganhar um peso maior para os leitores. Já os amantes da sétima arte costumam defender que não existe adaptação 100% fiel, na medida em que o cinema é uma arte com linguagem própria, diferente da literatura. Um livro transcriado em filme pode produzir boas relações entre as duas artes e permitir novas releituras dos universos criados por escritores. O serviço de streaming do Telecine oferece aos seus assinantes um catálogo diversificado de filmes inspirados em livros escritos por autoras. O Feito por Elas apresenta uma lista de cinco longas com esse recorte.

O talentoso Ripley

Inspirado na obra de Patricia Highsmith e dirigido por Anthony Minguella, o filme narra a história de Tom Ripley, um jovem fracassado, que é enviado à Itália para resgatar o milionário playboy Dickie Greenleaf, no final dos anos 1950. Quando a missão falha, Ripley toma medidas extremas.

Como eu era antes de você

O filme é baseado no livro de Jojo Moyes, considerada uma das grandes escritoras mundiais de Young Adult. Dirigido por Thea Sharrock, o filme conta a história da relação entre Louisa, que vive uma vida simples e sem grandes ambições, e Will, um jovem rico e bem-sucedido, que ficou tetraplégico após um acidente. Hostil e cínico com Louisa, Will se aproxima dela e um amor inesperado surge entre eles.

Bem-Amada

Dirigida por Jonathan Demme, a adaptação do livro Amada, de Toni Morrison, narra acontecimentos que se passam dez anos após a abolição da escravatura nos Estados Unidos. Sethe (interpretada por Oprah Winfrey) busca sobreviver ao lado de sua filha e superar os traumas de seu passado. A chegada de Amada irá provocar mudanças no cotidiano da família.

Notas sobre um escândalo

Inspirado em Anotações sobre um escândalo, de Zoe Heller, o filme é dirigido por Richard Eyre e recebeu quatro indicações ao Oscar, nas categorias de Melhor Atriz (Judi Dench), Melhor Atriz Coadjuvante (Cate Blanchett), Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Trilha Sonora. Barbara é uma professora autoritária e respeitada, que demonstra ser solitária na vida pessoal e não ter amigos ou parentes. Isso muda quando contratam uma nova professora de artes, Sheba, de quem se torna amiga. Mas o envolvimento de Sheba com um aluno ameaça esse novo laço.

O ódio que você semeia

Dirigido por George Tillman Jr. e adaptado da obra de Angie Thomas, o filme conta a história de Starr Carter, uma adolescente negra que vê o amigo de infância ser assassinado por policiais brancos no bairro onde mora. A garota recebe pressão de todos os lados para se posicionar diante do caso que acaba ganhando proporções inesperadas.

Lembrando que essas e outras adaptações de livros para o cinema estão disponíveis no catálogo do Telecine para assistir direto pela internet.

Esse conteúdo foi produzido pelo Feito por Elas, de maneira patrocinada, em parceria com o Telecine.  
Compartilhe
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *