Notícias

Mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo no CCBB SP e RJ

A mostra começa no dia 20 de março no CCBB São Paulo e exibe 28 filmes de horror dirigidos por mulheres de diferentes países

Entre os dias 7 de março a 14 de abril no Rio de Janeiro e 20 de março e 21 de abril em São Paulo, o CCBB recebe a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, composta por uma retrospectiva de 28 longas-metragens de horror dirigidos por mulheres de diversas nacionalidades, além de atividades extras como debates e sessões comentadas, tudo isso de forma gratuita. 

Mestras do Macabro traz um panorama histórico do gênero de horror, com filmes realizados entre 1971 e 2023, destacando desde pioneiras do cinema de exploração até sucessos contemporâneos, sendo cinco destes longas dirigidos por mulheres brasileiras. Além das exibições gratuitas, o evento em São Paulo conta com um curso de três dias ministrado pela curadora Beatriz Saldanha, um debate com a pesquisadora Laura Cánepa, uma sessão comentada com a cineasta Gabriela Amaral Almeida e um debate com a crítica Isabel Wittmann, contando com tradução em Libras. Já no Rio de Janeiro, além do curso de Saldanha, haverá debates com a cineasta Gabriela Amaral Almeida, Bianca Mattos, Raphaela Ximenes e Alice Furtado.

Sobre a escolha dos títulos que compõem a mostra, Beatriz Saldanha afirma: “Fiz questão de começar a mostra pelas cineastas do cinema de exploração, como Stephanie Rothman, Roberta Findlay e Amy Jones. Também propomos um passeio pelo ‘cinema de autoras’, com filmes super singulares de cineastas como Věra Chytilová, Kei Fujiwara, Karen Arthur, Ann Hui e Claire Denis. A partir dos anos 2000, nós temos alguns filmes que são mais conhecidos do público, considerados como novos clássicos, como Psicopata Americano, Garota Infernal, O Babadook, entre outros. Do meu ponto de vista são títulos que não poderiam ficar de fora por serem muito representativos de um período em que o horror começou a ser reivindicado para as mulheres pela comunidade acadêmica, pela crítica especializada e, sobretudo, pelas fãs do gênero.”

Ao realizar a mostra Mestras do Macabro: As Cineastas do Horror ao Redor do Mundo, o Centro Cultural Banco do Brasil oferece ao público a oportunidade de conhecer produções femininas em um campo até então predominantemente masculino. Além de reconhecer e valorizar o talento dessas cineastas, a mostra contribui para a transformação do gênero de horror, enriquecendo-o com novas perspectivas, conscientizando o público sobre a equidade de gênero no cinema e inspirando futuras gerações de mulheres a ingressarem na indústria cinematográfica.

Confira a seguir a programação completa da Mostra em São Paulo:

Semana 1

Quando Chega a Escuridão (Imagem: divulgação)

Dia 20 de março – quinta-feira

18h20 – Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. Duração: 94 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 21 de março – sexta-feira

18h20 – Santa Maud (Saint Maud). Reino Unido, 2020. Direção: Rose Glass. Duração: 84 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 22 de março – sábado

16h30 – A Sombra do Pai. Brasil, 2019. Direção: Gabriela Amaral Almeida. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Seguido de debate com a pesquisadora Laura Cánepa e mediação da curadora Beatriz Saldanha, com tradução em Libras.

Dia 23 de março – domingo

16h – Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 12 anos.

Dia 24 de março – segunda-feira

18h10 – Vingança Macabra (The Oracle). EUA, 1985. Direção: Roberta Findlay. Duração: 93 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Semana 2

O Babadook (Imagem: divulgação)

Dia 26 de março – quarta-feira

18h – Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. Duração: 100 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: legenda descritiva e interpretação em Libras.

Dia 27 de março – quinta-feira

18h10 – O Babadook (The Babadook). Austrália / Canadá, 2014. Direção: Jennifer Kent. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 28 de março – sexta-feira

18h – Amores Divididos (Eve’s Bayou). EUA, 1997. Direção: KasiLemmons. Duração: 108 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 29 de março – sábado

16h – Sessão Comentada: O Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: legenda descritiva. Seguido de palestra com a cineasta Gabriela Amaral Almeida, com tradução em Libras.

Dia 30 de março – domingo

15h – A Fria Luz do Dia (Cold Light of Day). Reino Unido, 1989. Direção: Fhiona Louise. Duração: 79 min. Classificação indicativa: 18 anos.

16h40 – Psicopata Americano (American Psycho). EUA, 2000. Direção: Mary Harron. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 18 anos.

Dia 31 de março – segunda-feira

18h20 – Estranhos Poderes (The Godsend). Reino Unido, 1980. Direção: Gabrielle Beaumont. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Semana 3 

A Lenda de Candyman (Imagem: divulgação)

Dia 02 de abril – quarta-feira

18h – Mortos de Fome (Ravenous). Reino Unido, República Tcheca, México, EUA, 1999. Direção: Antonia Bird. Duração: 101 min. Classificação indicativa: 18 anos.

Dia 03 de abril – quinta-feira

18h – A Jaula de Mafu (The Mafu Cage). EUA, 1978. Direção: Karen Arthur. Duração: 101 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 04 de abril – sexta-feira

18h10 – A Lenda de Candyman (Candyman). EUA, 2021. Direção: Nia DaCosta. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 05 de abril – sábado

16:30h – O Chalé do Lobo (VlčíBouda). Tchecoslováquia, 1987. Direção: Vera Chytlová. Duração: 91 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Seguido de debate com a crítica Isabel Wittmann e mediação da curadora Beatriz Saldanha, com tradução em Libras.

Dia 06 de abril – domingo

15h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. Duração: 123 min. Classificação indicativa: 16 anos.

17h30 – O Massacre (The Slumber Party Massacre). EUA, 1982. Direção: Amy Jones. Duração: 76 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 07 de abril – segunda-feira

18h – Terminal Praia Grande. Brasil, 2019. Direção: Mavi Simão. Duração: 73 min. Classificação indicativa: 14 anos. Seguido de bate-papo com a diretora Mavi Simão.

Semana 4

Grave (Imagem: divulgação)

Dia 09 de abril – quarta-feira

18h – Garota Infernal (Jennifer’s Body). EUA, 2009. Direção: Karyn Kusama. Duração: 107 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 10 de abril – quinta-feira

18h – Segredos Evidentes (Youling Renjian). Hong Kong, 2001. Direção: Ann Hui. Duração: 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 11 de abril – sexta-feira

15h – Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 3. Duração: 120 min. Classificação indicativa: 16 anos.

18h20 – Zumbis do Mal (Messiah of Evil). EUA, 1974. Direção: Willard Huyck e Gloria Katz. Duração: 90 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 12 de abril – sábado

15h – Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 3. Duração: 120 min. Classificação indicativa: 16 anos.

17h30 – Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. Duração: 94 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 13 de abril – domingo

15h – Curso Cineastas do Horror com Beatriz Saldanha. Encontro 3. Duração: 120 min. Classificação indicativa: 16 anos.

17h20 – Grave (Grave). França, 2016. Direção: Julia Ducournau. Duração: 98 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 14 de abril – segunda-feira

18h30 – O Doce Vampiro (The Velvet Vampire). EUA, 1971. Direção: Stephanie Rothman. Duração: 80 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Semana 5

Desejo e Obsessão (Imagem: divulgação)

Dia 16 de abril – quarta-feira

18h – Organ: Sem Limites para o Horror (Organ). Japão, 1996. Direção: Kei Fujiwara. Duração: 104 min. Classificação indicativa: 18 anos.

Dia 17 de abril – quinta-feira

18h – O Pesadelo de Celia (Celia). Austrália, 1989. Direção: Ann Turner. Duração: 103 min. Classificação indicativa: 16 anos.

Dia 18 de abril – sexta-feira

16h – Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. Duração: 100 min. Classificação indicativa: 16 anos. 

18h10 – Desejo e Obsessão (Trouble Every Day). França, 2001. Direção: Claire Denis. Duração: 97 min. Classificação indicativa: 18 anos.

Dia 19 de abril – sábado

16h – Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. Duração: 86 min. Classificação indicativa: 12 anos. Sessão acessível: audiodescrição.

18h – Um Jantar Sangrento (Blood Diner). EUA, 1987. Direção: Jackie Kong. Duração: 88 min. Classificação indicativa: 18 anos.

Dia 20 de abril – domingo

16h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. Duração: 123 min. Classificação indicativa: 16 anos. Sessão acessível: audiodescrição.

Dia 21 de abril – segunda-feira

18h10 – O Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. Duração: 102 min. Classificação indicativa: 16 anos.


SERVIÇO

MOSTRA ‘MESTRAS DO MACABRO: AS CINEASTAS AO REDOR DO MUNDO’

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo

Período: 20 de março a 21 de abril

Ingressos: Gratuitos – Disponíveis em bb.com.br/cultura e bilheteria do CCBB

Classificação indicativa: conforme a programação

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico – SP  

Funcionamento CCBB: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças 

Informações: (11) 4297-0600

Estacionamento: O CCBB possui estacionamento conveniado na Rua da Consolação, 228 (R$ 14 pelo período de 6 horas – necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB). O traslado é gratuito para o trajeto de ida e volta ao estacionamento e funciona das 12h às 21h.

Transporte público: O CCBB fica a 5 minutos da estação São Bento do Metrô. Pesquise linhas de ônibus com embarque e desembarque nas Ruas Líbero Badaró e Boa Vista. 

Táxi ou Aplicativo: Desembarque na Praça do Patriarca e siga a pé pela R. da Quitanda até o CCBB (200 m).

Van: Ida e volta gratuita, saindo da Rua da Consolação, 228. No trajeto de volta, há também uma parada no metrô República. Das 12h às 21h.


Confira a seguir a programação completa da Mostra no Rio de Janeiro

Disponível também no site bb.com.br/cultura

Semana 1 – Cinema 1

Santa Maud (Imagem: divulgação)

Dia 07 de março sexta

18h – Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. 94 min. 16 anos.

Dia 08 de março – sábado

18h – Santa Maud (Saint Maud). Reino Unido, 2020. Direção: Rose Glass. 84 min. 16 anos.

Dia 09 de março – domingo

16h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. 123 min. 16 anos.

Dia 10 de março – segunda-feira

18h – Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. 86 min. 12 anos.

Semana 2 – Cinema 1

A Sombra do Pai (Imagem: divulgação)

Dia 12 de março – quarta-feira

18h – O Chalé do Lobo (VlčíBouda). Tchecoslováquia, 1987. Direção: Vera Chytlová. 91 min. 16 anos.

Dia 13 de março – quinta-feira

18h – Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. 100 min. 16 anos. Sessão com recursos de acessibilidade – legenda descritiva e interpretação em Libras.

Dia 14 de março – sexta-feira

18h – A Sombra do Pai. Brasil, 2019. Direção: Gabriela Amaral Almeida. 91 min. 16 anos.

Dia 15 de março – sábado

16h – A Lenda de Candyman (Candyman). EUA, 2021. Direção: Nia DaCosta. 91 min. 16 anos. Seguida de debate sobre filmes de horror dirigidos por mulheres negras, com Bianca Mattos, curadora do Cineclube Grande Otelo, mediação de Beatriz Saldanha, curadora da mostra. Debate com tradução em Libras.

Dia 16 de março – domingo

16h – Vingança Macabra (The Oracle). EUA, 1985. Direção: Roberta Findlay. 93 min. 16 anos.

Dia 17 de março – segunda-feira

18h – Estranhos Poderes (The Godsend). Reino Unido, 1980. Direção: Gabrielle Beaumont. 86 min. 16 anos.

Semana 3 – Cinema 2

Dia 19 de março – quarta-feira

17h30 – Curso Cineastas do Horror, com Beatriz Saldanha. Encontro 1. 120 min. 16 anos.

Dia 20 de março – quinta-feira

17h30 – Curso Cineastas do Horror, com Beatriz Saldanha. Encontro 2. 120 min. 16 anos.

Dia 21 de março – sexta-feira

17h30 – Curso Cineastas do Horror, com Beatriz Saldanha. Encontro 3. 120 min. 16 anos.

Semana 4 – Cinema 1

Cemitério Maldito (Imagem: divulgação)

Dia 26 de março – quarta-feira

18h – Zumbis do Mal (Messiah of Evil). EUA, 1974. Direção: Willard Huyck e Gloria Katz. 90 min. 16 anos.

Dia 27 de março – quinta-feira

18h – Amores Divididos (Eve’s Bayou). EUA, 1997. Direção: Kasi Lemmons. 108 min. 16 anos.

Dia 28 de março – sexta-feira

16h30 – Sessão Comentada: O Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. 102 min. 16 anos. Sessão com recursos de acessibilidade: legenda descritiva. Seguida de palestra com a cineasta Gabriela Amaral Almeida, com tradução em Libras.

Dia 29 de março – sábado

16h – Medusa. Brasil, 2023. Direção: Anita Rocha da Silveira. 123 min. 16 anos. Sessão com recurso de acessibilidade – audiodescrição.

18h30 – O Massacre (The Slumber Party Massacre). EUA, 1982. Direção: Amy Jones. 76 min. 16 anos.

Dia 30 de março – domingo

15h – Terminal Praia Grande. Brasil, 2019. Direção: Mavi Simão. 73 min. 14 anos.

17h – Segredos Evidentes (Youling Renjian). Hong Kong, 2001. Direção: Ann Hui. 103 min. 16 anos.

Dia 31 de março – segunda-feira

18h – Garota Infernal (Jennifer’s Body). EUA, 2009. Direção: Karyn Kusama. 107 min. 16 anos.

Semana 5 – Cinema 1

Sinfonia da Necrópole (Imagem: divulgação)

Dia 02 de abril – quarta-feira

18h – Mortos de Fome (Ravenous). Reino Unido, República Tcheca, México, EUA, 1999. Direção: Antonia Bird. 101 min. 18 anos.

Dia 03 de abril – quinta-feira

18h – A Jaula de Mafu (The Mafu Cage). EUA, 1978. Direção: Karen Arthur. 101 min. 16 anos.

Dia 04 de abril – sexta-feira

18h – Sinfonia da Necrópole. Brasil, 2016. Direção: Juliana Rojas. 86 min. 12 anos. Sessão com recurso de acessibilidade – audiodescrição.

Dia 05 de abril – sábado

16h – A Fria Luz do Dia (Cold Light of Day). Reino Unido, 1989. Direção: Fhiona Louise. Duração: 79 min. 18 anos.

18h – Psicopata Americano (American Psycho). EUA, 2000. Direção: Mary Harron. 102 min. 18 anos.

Dia 06 de abril – domingo

14h – Sem Seu Sangue, 2020. Direção: Alice Furtado. 100 min. 16 anos. Seguida de bate-papo com a diretora Alice Furtado, mediação da curadora Beatriz Saldanha.

17h15 – Desejo e Obsessão (Trouble Every Day). França, 2001. Direção: Claire Denis. 97 min. 18 anos.

Dia 07 de abril – segunda-feira

16h30 – O Doce Vampiro (The Velvet Vampire). EUA, 1971. Direção: Stephanie Rothman. 80 min. 16 anos. Seguida de debate sobre as diretoras do exploitation de horror, com a crítica de cinema Raphaela Ximenes, mediação da curadora Beatriz Saldanha. Debate com tradução em Libras.

Semana 6 – Cinema 1

Dia 09 de abril – quarta-feira

18h – Organ: Sem Limites para o Horror (Organ). Japão, 1996. Direção: Kei Fujiwara. 104 min. 18 anos.

Dia 10 de abril – quinta-feira

18h – O Pesadelo de Celia (Celia). Austrália, 1989. Direção: Ann Turner. 103 min. 16 anos.

Dia 11 de abril – sexta-feira

18h – O Babadook (The Babadook). Austrália/Canadá, 2014. Direção: Jennifer Kent. 90 min.: 16 anos.

Dia 12 de abril – sábado

16h – Um Jantar Sangrento (Blood Diner). EUA, 1987. Direção: Jackie Kong. 88 min. 18 anos.

18h – Quando Chega a Escuridão (Near Dark). EUA, 1987. Direção: Kathryn Bigelow. 94 min. 16 anos.

Dia 13 de abril – domingo

16h – Grave (Grave). França, 2016. Direção: Julia Ducournau. 98 min. 16 anos.

Dia 14 de abril – segunda-feira

18h – O Cemitério Maldito (Pet Sematary). EUA, 1989. Direção: Mary Lambert. 102 min. 16 anos.

Projeto para discutir, criticar e divulgar os trabalhos de mulheres no cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *