Notícias

Roteirista Thalita Rebouças bate papo com meninas em São Paulo

No dia 16 de julho, o Telecine promoveu em São Paulo a exibição do longa-metragem Fala Sério, Mãe! para um grupo de meninas de 15 a 22 anos, participantes do projeto Plano de Menina. A exibição foi seguida de bate-papo sobre mulheres no audiovisual com a autora e roteirista Thalita Rebouças.

O projeto Plano de Menina nasceu em 2016, com o objetivo de formação de meninas que possam se inspirar no empoderamento de mulheres. A jornalista Viviane Duarte fundou o site “para ir até a linha de frente falar com meninas da comunidade, ouvir suas ansiedades, seus planos e ajudá-las a se descobrirem como potência”. Viviane vem de uma carreira executiva de marketing e comunicação em 2010 e começou a repensar estereótipos na propaganda, ao pensar o projeto Plano Feminino, seu primeiro negócio de empreendedorismo com viés de raça, gênero e diversidade. “O Plano Feminino me inspirou muito a começar o Plano de Menina, porque percebi que, para além da publicidade e de mudar a comunicação, era preciso de algo real, de transformação individual e coletiva: de pessoas reais”, explica Viviane. 

O Plano de Menina difunde workshops que conectam mulheres mentoras de diversas áreas do conhecimento com as meninas contempladas pelo projeto. As aulas são divididas em cinco módulos (todos cocriados por elas) com dinâmicas e workshops: Dona do Meu Mundo trata sobre carreira, educação financeira e empreendedorismo; Vida Digital traz conteúdos sobre programação, mídias sociais e segurança na internet; Lacrando Com Muito Pouco é sobre consumo consciente, identidade visual; Você Não é Obrigada  versa sobre direitos, gênero, orientação sexual, bullying e Close Certo é sobre autoestima, pertencimento e sexualidade.

A maioria dos espaços onde o projeto atua são escolas técnicas, escolas estaduais, ONGs e associações de bairro. Depois de formadas, as meninas entram em um banco de talentos para serem conectadas a vagas de Jovem Aprendiz em empresas multinacionais, têm acesso a bolsas de estudos e muitas outras oportunidades. “Também se tornam mentoras teen do projeto, devolvendo tudo o que elas aprenderam para as novas meninas que estão chegando, formando uma rede de meninas que serão mulheres líderes incríveis”, acrescenta Viviane. 

Em 2016, o Plano de Menina formou 100 participantes e hoje funciona em dez estados do Brasil. Em 2018, impactaram 2 mil meninas e, em 2019, é possível que o projeto alcance 5 mil participantes. Aquelas que não conseguem participar presencialmente contam com o https://planodemenina.com.br/, uma plataforma que pode ser acessada para ver e baixar conteúdos de aulas, em módulos divididos por núcleos. Também é possível fazer parte de um grupo secreto e trocar ideias, além de contar com a ajuda de uma mentora online (psicóloga) disponível semanalmente.

A parceria com o Telecine rendeu um encontro anterior com a exibição de Capitã Marvel. “Acho que 80% das meninas nunca tinha ido ao cinema. Foi um momento muito marcante pra gente, muito emocionante. Foi um momento que Telecine proporcionou e vai ficar guardado pra sempre no nosso coração”, afirma Viviane.

 Esse conteúdo foi produzido pelo Feito por Elas, de maneira patrocinada, em parceria com o Telecine.   
Compartilhe
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *