[49ª Mostra de São Paulo] Cigarras
Esse texto faz parte da cobertura da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que ocorre entre 16 e 30 de outubro.
Imagino que, assim como eu, você também esteja lidando ou já teve que lidar com o envelhecimento dos seus pais. Ver o tempo passar nos rostos e corpos deles, e, aos poucos, se tornar um pouco mãe ou pai de quem te criou. Em Cigarras (Zikaden, 2025), a diretora e roteirista Ina Weiss tira o chão de sua protagonista, que vê tudo o que achava certo em sua vida escorrer pelos dedos.
Essa demolição emocional na vida de Isabell (Nina Hoss), uma arquiteta que costuma ter tudo sob controle, a coloca em uma posição vulnerável à qual não está acostumada. Ao lidar com decisões repentinas que precisa ter no cuidado com os pais idosos e com o fim do casamento, ela se vê obrigada a descobrir novas maneiras de existir no mundo. Do outro lado, em um contexto bem menos privilegiado, Anja (Saskia Rosendahl) é uma mãe solo que conta pequenas mentiras para ocultar feridas do passado e se proteger.
A casa que um dia foi a obra da vida do pai (também arquiteto) vira passado, um relacionamento que parecia estável termina do nada. Em Cigarras, Weiss trabalha a impermanência das coisas por meio de Isabell. Já com Anja, a crueza de quem precisa lidar com a impessoalidade do capitalismo todos os dias.
O encontro entre essas duas mulheres imperfeitas permite que cada uma delas descubra, por si, como é se sentir vista no mundo pelo o que realmente é. O filme de Weiss é carregado de carinho pelas duas mulheres que estão em cena. Entre fins e recomeços, Cigarras é um filme sobre como cuidar é bem mais olhar o outro do que uma montanha de burocracias e obrigações de quem precisa manter as paredes da vida em pé.


Essa cobertura foi possível graças ao nosso financiamento coletivo. Agradecemos em especial a: Carlos Henrique Penteado, Gizelle Barros Costa Iida, Helga Dornelas, Henrique Barbosa, João Bosco Soares, Janice Eleotéreo, José Gabriel Faria Braga de Carvalho, José Ivan dos Santos Filho, Lorena Dourado Oliveira, Lucas Ferraroni, Marden Machado, Mariana Silveira, Nayara Lopes, Patrícia de Souza Borges, Pedro Dal Bó, Vinicius Mendes da Cunha, Waldemar Dalenogare Neto, Zelia Camila de O. Saldanha.

