Críticas e indicações,  Filmes

A Ganha-Pão (The Breadwinner, 2017)

Uma das duas animações dirigidas por mulheres que concorriam ao Oscar desse ano (a outra sendo Com Amor, Van Gogh de Dorota Kobiela e Hugh Welchman), The Breadwinner é um deleite para os olhos. A direção é de Nora Twormey e a produção, entre outras pessoas, conta com o nome de Angelina Jolie. A animação fica a cargo do estúdio irlandês Cartoon Saloon, que já foi responsável pelos sucessos anteriores Uma Viagem ao Mundo das Fábulas(2009) e A Canção do Oceano (2014). Dessa vez, afastando-se da Europa, a narrativa acompanha a jornada de Parvana, uma menina obstinada que precisa ajudar a sustentar sua família no Afeganistão. E é aí que o filme tropeça, ao retratar uma visão exclusivamente ocidental (as roteiristas são canadense e ucraniana) de uma imagem sofrimento e submissão à cultura e à religião, se abstendo de mostrar a agência das mulheres, que pode ser vista em tantos outros exemplos ficcionais ou não. Seria apropriado, nesse caso, para fugir de uma criação orientalista e exotizante, dar voz às histórias das mulheres que vivenciam o local retratado. De qualquer forma, o filme vale pelo menos pelo seu visual. 

Compartilhe
Share

Crítica de cinema, doutora em Antropologia Social, pesquisadora de corpo, gênero, sexualidade e cinema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *