• Discos

    Deus é Mulher- Elza Soares

    Se você me acompanha no Instagram Discos da Stê (se ainda não, fica o convite 🙂 sabe que não sou crítica de música. Avalio os álbuns de forma nada técnica, dando estrelinhas totalmente no feeling de ouvinte obsessiva que sou. E ‘Deus é Mulher’, da Elza Soares, merece todas as 5. “O amor é o deus que não cabe na religião, eu não quero o medo me dando sermão” (‘Credo’) Aliadas ao instrumental acertado, com guitarras e sintetizadores completadas pela voz e percussões do bloco afro paulistano Ilú Obá de Min (todo formado por mulheres) as letras das 11 faixas vêm dizer ‘O que se cala’. Romulo Fróes e Alice Coutinho assinam…

  • Críticas e indicações,  Filmes

    Hard Knock Wife

    Dessa vez a dica é da Netflix mas não é filme nem série. Eu não sei você, mas não tenho muito hábito de assistir stand up comedy, embora já tenha tentado ver alguns. Mas há alguns anos a Netflix me sugeriu assistir Baby Cobra, apresentação da comediante Ali Wong, e gostei bastante, com algumas ressalvas. Agora ela está de volta com mais um show, chamado Hard Knock Wife. Ali, que é sino-vietnamita-americana, não se furta a fazer piadas sobre estereótipos raciais, ainda fala, como no programa anterior, sobre sua vida sexual, mas dessa vez o foco de seus comentários mordazes recai em casamento e em maternidade, já que de lá pra cá…

  • Podcasts

    Feito por Elas #50 Kelly Reichardt

    No programa de hoje nós conversamos sobre a diretora e roteirista estadunidense Kelly Reichardt, dando destaque aos filmes Wendy and Lucy (2008), O Atalho (Meek’s Cutoff , 2010) e Certas Mulheres (Certain Women, 2016). O programa é apresentado por Isabel Wittmann do Estante da Sala, Stephania Amaral do Cinematório e Instagram Discos da Ste e Camila Vieira da Revista Sobrecinema. Edição: Isabel Wittmann e Felipe Ayres Feedback: contato@feitoporelas.com.br Feed|Facebook|Twitter|Instagram|Letterboxd Pesquisa e pauta: Isabel Wittmann Arte da capa: Amanda Menezes Vinheta: Mey Linhares Assine nosso Padrim Assine nosso Patreon Mencionados: [FILME] Poison (1991), de Todd Haynes [FILME] Os Renegados (Sans Toit Ni Loi, 1985), de Agnès Varda [FILME] Docinho da América (American Honey, 2016) de Andrea Arnold [FILME] Humberto D. (1952), de Vittorio De Sica [FILME] Ruby Sparks- A Namorada Perfeita (Ruby Sparks, 2012), de Jonathan Dayton e Valerie Faris [FILME] O Sétimo Selo (Det sjunde inseglet, 1957), de…

  • Críticas e indicações,  Filmes

    DEADPOOL 2

       Super-heróis raramente me atraem. Gosto da Mulher-Maravilha, mas sempre achei os anti-heróis muito mais fascinantes. Cresci entre reprises d’O Máskara, adorava também O Corvo, o Pinguim e os Coringas do Batman. Minha gata preta se chama Selina em homenagem à Mulher Gato e já me fantasiei de Arlequina 2x. Eu costumava colocar Deadpool na […] https://stephaniaamaral.wordpress.com/2018/05/16/deadpool-2/...

  • Críticas e indicações,  Discos

    Em Noite de Climão – Letrux

    Minha dica pra vocês nesta quinzena se chama Letícia Novaes (sigam no Insta!). Se ainda não são familiarizades com este nome, parem o que estiverem fazendo e comecem ouvindo o álbum Em Noite de Climão, da nova banda dela, Letrux (dei mais detalhes no meu blog, confiram na sessão jabá). Mas por favor, não atravessem a rua sem conhecer esta mulher! Letícia estudou teatro, mas começou a ser mais famosa por sua primeira incursão musical, o duo de MPB com Lucas Vasconcellos chamado Letuce(clique para ouvir no Spotify). É ainda escritora, tendo lançado seu livro de poemas Zaralha. Abri minha pasta em 2015 (publicado pela Editora Guarda-Chuva), além de muchas otras cositas más!  Tive o imenso prazer de conhecê-la pessoalmente depois do show da Letrux…

  • Críticas e indicações,  Filmes

    As Vozes (The Voices, 2014)

    Retorna ao catálogo da Netlflix a comédia (?) de humor ácido As Vozes, dirigida por Marjane Satrapi e sobre a qual já conversamos em um podcast anterior. O filme trata, de forma absurda, a história de um homem que acredita ouvir seus animais conversando consigo e passa a seguir as sugestões deles quando se trata de suas ações. Ryan Reynolds, que interpreta o protagonista, consegue segurar o tom cômico na medida em que o macabro se instala e como temos, inicialmente, seu ponto de vista, é fácil considerá-lo um personagem simpático. Conforme a história avança, novas camadas são acrescentadas. Embora divida opiniões, acredito que Satrapi consegue lidar com o material controverso…

  • Podcasts

    Feito por Elas #49 Julie Delpy

    No programa de hoje nós conversamos sobre a atriz, diretora, roteirista, compositora e cantora francesa Julie Delpy, especialmente sobre seus filmes Dois Dias Em Paris (2 Days in Paris, 2007), A Condessa (The Countess, 2009) e O Verão do Skylab (Le Skylab, 2011). O programa é apresentado por Isabel Wittmann do Estante da Sala, Stephania Amaral do Cinematório e Instagram Discos da Ste, Michelle Henriques, do Leia Mulheres e Feminist Horror e Camila Vieira do Sobrecinema. Edição: Isabel Wittmann e Felipe Ayres Feedback: contato@feitoporelas.com.br Feed|Facebook|Twitter|Instagram|Letterboxd Pesquisa e pauta: Isabel Wittmann Arte da capa: Amanda Menezes Vinheta: Mey Linhares Assine nosso Padrim Assine nosso Patreon Mencionados: [FILME] O Som ao Redor (2012), de Kleber Mendonça Filho [FILME] Antes do Amanhecer (Before Sunrise, 1995), de Richard Linklater [FILME] Antes do Pôr-do-Sol (Before Sunset, 2004), de Richard Linklater [FILME] Antes da Meia Noite (Before Midnight, 2013), de Richard Linklater [FILME] Barbe bleue (2009), de…

  • Podcasts

    Feito por Elas #51 Liv Ullmann

    No programa de hoje nós conversamos sobre a atriz, diretora e escritora sino-norueguesa Liv Ullmann, destacando os filmes que ela dirigiu, especialmente Encontros Privados (Enskilda samtal, 1995), Infiel (Trolösa, 2000) e Miss Julie (2014). O programa é apresentado por Isabel Wittmann do Estante da Sala, Stephania Amaral do Cinematório e Instagram Discos da Ste, Michelle Henriques, do Leia Mulheres e Feminist Horror e Camila Vieira da Revista Sobrecinema. Feedback: contato@feitoporelas.com.br Feed|Facebook|Twitter|Instagram|Letterboxd Pesquisa e pauta: Michelle Henriques Edição: Isabel Wittmann e Felipe Ayres Pesquisa e pauta: Michelle Henriques Arte da capa: Amanda Menezes Vinheta: Mey Linhares Assine nosso Padrim Assine nosso Patreon Mencionados: [FILME] Liv & Ingmar: Uma História de Amor (Liv & Ingmar, 2012), de Dheeraj Akolkar [FILME] As Melhores Intenções (Den goda viljan, 1992), de Billie August [FILME] Crianças de Domingo (Söndagsbarn, 1992), de Daniel Bergman [FILME] Fanny & Alexander (Fanny och Alexander, 1982), de Ingmar Bergman [FILME] Gritos e…

  • Cinema,  Críticas e indicações,  Filmes

    Filmes assistidos em Abril

    Foi-se um terço do ano. Assustador, não é? Esse mês trabalhei pesado em um artigo, comecei uma disciplina, adiantei uns filmes para gravações futuras e fui a pouquíssimas cabines. Vida que segue, abaixo estão os filmes assistidos durante o mês com links para as postagens e notas subjetivas. Helena Ignez A Miss e o Dinossauro (2005) ★★★★ Canção de Baal (2007) ★★★ O Bandido da Luz Vermelha (1968) ★★★½ Luz nas Trevas: A Volta do Bandido da Luz Vermelha (2010) ★★★½ Feio, Eu? (2013) ★★½ Ralé (2016) ★★★½ A Garota do Calendário (2017) ★★★½   Liv Ullmann para Feito por Elas  Encontros Privados (Enskilda samtal, 1996) ★★½ Infiel (Trolösa, 2000) ★★★ Miss Julie (2014) ★★★½   Céline Sciamma para Feito…