 
	[49ª Mostra de São Paulo] Massa Funkeira
xto faz parte da cobertura da 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, que ocorre entre 16 e 30 de outubro.
Em seu novo documentário, a diretora Ana Rieper celebra o funk carioca como estilo de vida e agente de transformação social para além dos estereótipos. Ao contar as diferentes histórias de pessoas que vivem do ritmo, Massa Funkeira (2025), a realizadora leva o público a uma viagem pelas comunidades de um Rio de Janeiro que vibra em neon.
No momento em que o título do filme aparece, acompanhado da inconfundível risada do Mr. Catra, é como se a diretora nos desse as boas vindas a essa jornada, que vai passar pelo que contam DJs, MCs, produtores(as), dançarinos(as), compositores(as)… Enfim, gente que faz e vive o funk.
A diretora tem a seu favor um conjunto de entrevistados(as) cujos relatos são engraçadíssimos, como a MC Dandara e seu amor por Coca-cola. Mas Massa Funkeira vai além disso, já que investiga também o estilo musical como fonte de empoderamento e autoestima nas comunidades, a representatividade LGBTQIAPN+, a espiritualidade, e principalmente, a complexidade musical que reside naquelas picapes e paredões. A transformação do funk dos trocadilhos para letras mais explícitas e como isso impediu que o ritmo voltasse ao mainstream também é bem exemplificada na obra.
Ao fugir de tratar os entrevistados como meros ratinhos de laboratório para embasar uma tese, Rieper repete o trabalho bem-sucedido de Vou Rifar Meu Coração (2012), seu doc sobre artistas rotulados como bregas. O revisionismo do Bonde do Tigrão, os romances que nasceram nos bailes, as pioneiras como Deize Tigrona e Tati Quebra-Barraco, nomes que furam a bolha como MC Carol… Em Massa Funkeira, a diretora consegue abraçar todo um universo simplesmente ao deixar seus entrevistados brilharem com suas histórias.


Essa cobertura foi possível graças ao nosso financiamento coletivo. Agradecemos em especial a: Carlos Henrique Penteado, Gizelle Barros Costa Iida, Helga Dornelas, Henrique Barbosa, João Bosco Soares, Janice Eleotéreo, José Gabriel Faria Braga de Carvalho, José Ivan dos Santos Filho, Lorena Dourado Oliveira, Lucas Ferraroni, Marden Machado, Mariana Silveira, Nayara Lopes, Patrícia de Souza Borges, Pedro Dal Bó, Vinicius Mendes da Cunha, Waldemar Dalenogare Neto, Zelia Camila de O. Saldanha
 
	
	 
	
			
			
