Notícias

Filmes hollywoodianos com roteiros feitos por mulheres para ver no Telecine

Em 12 anos, nenhuma mulher ganhou prêmio de melhor roteiro na premiação do Oscar. Em 2007, Diablo Cody foi a última a receber a estatueta de melhor roteiro original por Juno, enquanto Diana Ossana ganhou melhor roteiro adaptado por O Segredo de Brokeback Mountain, em 2005. A disparidade de reconhecimento na principal premiação da indústria do cinema reflete também o baixo índice de participação de mulheres roteiristas dentro do mercado cinematográfico de Hollywood. Segundo dados do site Women and Hollywood, mulheres roteiristas integraram a equipe de apenas 20 dos 100 filmes de maior bilheteria lançados em 2019. Para celebrar as profissionais que desempenham tal função, o Feito por Elas garimpou no catálogo do Telecine cinco longas-metragens com roteiros criados por mulheres. 

O Diabo Veste Prada (2006), roteirizado por Aline Brosh McKenna

Inspirado no livro homônimo de Lauren Weisberger e com elenco de peso com as atrizes Meryl Streep e Anne Hathaway nos papéis principais, O Diabo Veste Prada (2006) tem o roteiro adaptado por Aline Brosh McKenna. O filme narra a história de uma jovem jornalista que consegue emprego na revista de moda mais importante de Nova York e trabalha como assistente de uma executiva de difícil trato. Mckenna recebeu uma indicação ao Bafta de melhor roteiro adaptado pelo filme. A roteirista já trabalhou na CBS Television Studios, onde ela e a comediante Rachel Bloom co-criaram a série da CW Crazy Ex-Girlfriend, ganhadora do Emmy. McKenna atuou ainda como showrunner da série, além de dirigir os últimos episódios de todas as quatro temporadas. Sob novo contrato, ela e sua empresa, Lean Machine, desenvolvem projetos para a ABC Studios, que agora faz parte da Disney. 

E.T. – O Extraterrestre (1982), roteirizado por Melissa Mathison

Em 1982, a roteirista Melissa Mathison é indicada ao Oscar de roteiro original por E.T. – o Extraterrestre, um dos grandes filmes dirigidos por Steven Spielberg. Na ficção científica, acompanhamos a amizade inusitada entre um menino e um alienígena que apareceu perdido na Terra. O garoto começa uma saga para levar o pequeno ser extraterrestre de volta ao seu lar. O roteiro foi inspirado em uma história que Spielberg contou a Mathison durante as filmagens de Os Caçadores da Arca Perdida (1981). Ela colaborou novamente com Spielberg para O Bom Gigante Amigo (2016), seu último filme, que inclusive foi dedicado em sua memória. Mathison foi casada com o ator Harrison Ford e faleceu em 2015, após uma longa batalha contra o câncer.

O Segredo de Brokeback Mountain (2005), co-roteirizado por Diana Ossana

Como foi já foi dito na introdução desta lista, Diana Ossana foi a última mulher a ganhar o Oscar de melhor roteiro adaptado. Junto com Larry McMurtry, ela co-roteirizou O Segredo de Brokeback Mountain (2005), dirigido por Ang Lee e inspirado no conto homônimo de Annie Proulx. Na trama do filme, Jack Twist (Jake Gyllenhaal) e Ennie Del Mar (Heath Ledger) vivem uma paixão intensa durante o verão em que trabalham juntos num rancho. Diana Ossana também escreveu o roteiro de Good Joe Bell, com Mark Wahlberg no elenco, filme que tem estreia prevista para setembro de 2020. 

Quero ser grande (1988), co-roteirizado por Anne Spielberg 

Em 1988, a roteirista Anne Spielberg recebeu uma indicação ao Oscar pelo roteiro original de Quero ser grande, dirigido por Penny Marshall. Escrita em parceria com Gary Ross, seu vizinho na época, a comédia apresenta um garoto de 12 anos que faz um desejo para uma máquina em um parque de diversões e, no dia seguinte, acorda como um adulto, interpretado por Tom Hanks. Anne é irmã de Steven Spielberg e também trabalha em Hollywood como produtora. 

Missão Madrinha de Casamento (2011), roteirizado por Annie Mumolo e Kristen Wiig

Dirigida por Paul Feig, a comédia Missão Madrinha de Casamento (2011) tem o roteiro assinado por duas mulheres: Annie Mumolo e Kristen Wiig, que também atua como protagonista do longa. As duas receberam a indicação ao Oscar pelo roteiro original do filme, que narra a história de uma mulher na faixa dos 40 anos, que está passando por muitos problemas, quando a melhor amiga a convida para ser madrinha de casamento. Wiig começou a carreira como comediante de sucesso do Saturday Night Live e Mumolo como integrante do grupo de improvisação The Groundlings.

Esses e outros filmes roteirizados por mulheres você encontra no serviço de streaming do Telecine. Além da nossa lista, confira a cinelist específica sobre grande roteiristas. 

Esse conteúdo foi produzido pelo Feito por Elas, de maneira patrocinada, em parceria com o Telecine.  
Compartilhe
Share

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *