Notícias

Novo documentário de Fernanda Pessoa tem estreia mundial

Fernanda Pessoa, diretora de Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava, agora volta com Zona Árida. Nesse documentário, revisita a cidade de Mesa, no Arizona, sul dos Estados Unidos, que é considerada a mais conservadora do país de acordo com um estudo de 2014 realizado pelas universidades UCLA (Universidade da Califórnia) e MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O filme estreia no Festival Dok Leipzig, um dos mais tradicionais festivais de documentário do mundo, fazendo parte da mostra competitiva Next Masters. O festival acontece entre 28 de outubro e 3 de novembro na cidade alemã de Leipzig.

Fernanda explica como a pesquisa sobre o conservadorismo na cidade a afetou: “Mesa foi a cidade onde fiz um ano de intercâmbio quando tinha 15 anos, em 2001. Essa informação me fez repensar em tudo o que aconteceu naquele ano em que vivi o estilo de vida americano em uma cidade no meio do deserto do Arizona. Algumas semanas após a minha chegada, aconteceu o atentado às Torres Gêmeas e pude acompanhar de dentro do país o primeiro ano de politicas antiterror do governo George W. Bush”, relembra. Passados 15 anos, Fernanda retornou ao local em setembro de 2016, dessa vez com uma pequena equipe de filmagem, para revisitar locais e reencontrar pessoas.

Realizado em primeira pessoa, Zona Árida é um filme em que a diretora dá novos sentidos à sua experiência de adolescência e faz um retrato de um dos bolsões pouco explorados dos Estados Unidos. “Dentro de um contexto mundial de conservadorismo –notadamente no Brasil, que parece inspirado por uma vontade de aproximação ou imitação do modelo conservador americano–, revisitar Mesa me ajudou a entender um pouco mais sobre mim e sobre o momento atual em que vivemos”, complementa. O filme será lançado no Brasil em 2020.

Você pode ouvir nossa entrevista com a diretora a respeito de Histórias que Nosso Cinema (Não) Contava aqui.

Compartilhe
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *