Notícias

Oscar 2020: confira as indicadas nas principais categorias

Hoje, dia 13 de janeiro, pela manhã foram anunciados os filmes indicados a 92ª edição do Oscar, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que é considerado o ponto alto da temporada de premiações. Confira as mulheres indicadas nas principais categorias.

Adoráveis Mulheres

Começando por Melhor Filme: dentre os 9 indicados, apenas um, Adoráveis Mulheres, é dirigido por mulher (Greta Gerwig, que já havia sido indicada nessa categoria com Lady Bird). Confira a lista completa:

1917

Adoráveis Mulheres

Coringa

Era Uma Vez Em… Hollywood

Ford vs Ferrari

História de um Casamento

O Irlandês

JoJo Rabbit

Parasita

Na categoria Melhor Direção temos mais um ano com apenas homens indicados: Scorsese (O Irlandês), Sam Mendes (1917), Tarantino (Era uma Vez em.. Hollywood), Bong Joon Ho (Parasita) e Todd Phillips (Coringa). Com isso o Oscar segue tendo apenas 5 mulheres indicadas nessa categoria em suas 92 edições: Lina Wertmüller (por Pasqualino Sete Belezas em 1977), Jane Campion (por O Piano em 1994), Sofia Coppola (por Encontros e Desencontros em 2004), Kathryn Bigelow (por Guerra ao Terror em 2010 e a única premiada) e Greta Gerwig (por Lady Bird em 2018).

Diretoras anteriormente indicadas

As indicadas a Melhor Atriz foram:

Cynthia Erivo (Harriet)

Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres)

Charlize Theron (O Escândalo)

Renée Zellweger (Judy: Muito Além do Arco-Íris)

Scarlett Johansson (História de um Casamento)

Indicadas a melhor atriz

As indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante foram:

Kathy Bates (O Caso Richard Jewell)

Florence Pugh (Adoráveis Mulheres)

Laura Dern (História de Um Casamento)

Margot Robbie (O Escândalo)

Scarlett Johansson (JoJo Rabbit)

Indicadas a melhor atriz coadjuvante

Nas categorias de roteiro temos apenas duas mulheres indicadas: Krysty Wilson-Cairns (por 1917, em parceria com Sam Mendes) e Greta Gerwig (por Adoráveis Mulheres). É mesmo número de indicações que o ano anterior.

Krysty Wilson-Cairns e Greta Gerwig

A situação melhora quando se trata da categoria Melhor Documentário: 4 dos 5 indicados são dirigidos por mulheres. São eles:

Indústria Americana (Julia Reichert e Steven Bognar)

For Sama (Waad Al-Kateab e Edward Watts)

Honeyland (Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov)

e o brasileiro Democracia em Vertigem (Petra Costa)

Documentários indicados que são dirigidos por mulheres

Entre os indicados a Melhor Filme Internacional, somente um é dirigido por uma mulher: o documentário Honeyland, que, com isso, acumula duas indicações.

Honeyland

Com isso, Adoráveis Mulheres, dirigido por Greta Gerwig, obteve um total de 6 indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora, sem, contudo, emplacar uma indicação a Melhor Direção. Saoirse Ronan, que foi indicada a Melhor atriz pelo trabalho realizado nele, coleciona 4 indicações no total, aos 25 anos de idade. As anteriores haviam sido pelo seus trabalhos em Desejo e Reparação (aos 13 anos, como melhor atriz coadjuvante) e em Brooklyn e Lady Bird (como melhor atriz).

As indicações de Saoirse Ronan

A entrega dos prêmios será em 9 de fevereiro.

Compartilhe
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *