-
Café com Canela (2017)
Publicado originalmente em 3 de novembro como parte da cobertura da Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. É difícil traduzir em palavras a sensação de assistir a esse filme, mas assim que acabou a sessão eu peguei o lápis, desenhei um coração no caderninho que levo para anotações e fechei-o. Certas coisas da subjetividade são difíceis de captar e materializar em palavras. A história é centrada em torno da vida de duas mulheres, Margarida (Valdinéia Soriano), uma ex-professora que se tornou reclusa após a morte de seu filho; e Violeta (Aline Brunne), uma jovem cheia de vida que vende coxinhas que ela mesma faz de porta em porta e cuida…
-
Gilda Nomacce é LILITH em curta de Edem Ortegal
Tive a sorte de, em meio a minha pesquisa de mestrado sobre o mito de Lilith, descobrir este curta fantástico de Edem Ortegal, ainda por cima estrelado pela deusa Gilda Nomacce, minha ídola dos filmes da Juliana Rojas. Foi uma surpresa ver como a história foi bem representada mais uma vez nas telas (beijo Monica […] https://stephaniaamaral.wordpress.com/2018/08/23/gilda-nomacce-e-lilith-em-curta-de-edem-ortegal/...
-
Feito por Elas #57 Madonna
Nesse programa nós falaremos sobre um dos maiores ícones vivos da cultura pop, a cantora atriz, dançarina, compositora, escritora e eventualmente produtora e diretora de cinema: Madonna. Neste dia 16 de agosto ela completou 60 anos de idade e nós conversamos sobre sua carreira e os filmes Procura-se Susan Desesperadamente (Desperately Seeking Susan, 1985), da diretora Susan Seidelman e Sujos e Sábios (Filth and Wisdom, 2008), seguido por W.E.: O Romance do Século (W.E., 2011), ambos dirigidos por ela. O programa é apresentado por Isabel Wittmann do Estante da Sala, Stephania Amaral do Cinematório e Instagram Discos da Ste e Camila Vieira da Revista Sobrecinema. Edição: Isabel Wittmann e Felipe Ayres Feedback: contato@feitoporelas.com.br Feed|Facebook|Twitter|Instagram|Letterboxd Pesquisa e pauta: Stephania Amaral Arte da capa: Amanda Menezes Vinheta: Mey Linhares Assine nosso Padrim Assine nosso Patreon Mencionados: [FILME] Julie &…
-
Descalços no Parque
No ano passado o podcast You Must Remember This, produzido e apresentado por Karina Longworth, teve uma temporada inteira sobre Jane Fonda. Foi interessante acompanhar sua trajetória de tomboy que encarnou no cinema mocinhas que emanavam uma liberdade sexual jovial, enquanto na vida pessoal a militância política ocupava sua mente. A comédia romântica Descalços no Parque (Barefoot in the Park, 1967), representa bem essa época de sua carreira. Baseado em uma peça de Neil Simon (adaptada por ele mesmo) e dirigido por Gene Saks, o filme conta a história de um jovem casal recém-casado em Nova York: Paul (Robert Redford) e Corie (Jane Fonda), que estão se adaptando ao minúsculo apartamento onde foram morar. Os dois…
-
O livro de LILITH
Ser convidada pela amiga Isabel Wittmann para integrar o Feito por Elas fez com que eu me tornasse muito do que sou hoje e a descoberta de trabalhos de cineastas mulheres foi além do Podcast. Ministrei uma disciplina no Cefet sobre diretoras brasileiras e estudo o filme de uma delas em minha dissertação: O Despertar […] https://stephaniaamaral.wordpress.com/2018/08/09/o-livro-de-lilith/...
-
Feito por Elas #56 Lúcia Murat
No nosso programa de hoje a conversa é sobre a diretora, roteirista e produtora brasileira Lucia Murat, cujos filmes refletem sobre a Ditadura Militar no Brasil e suas consequências, passando pelo medo, paranoia e autoritarismo na sociedade. Conversamos sobre Que Bom Te Ver Viva (1989), Uma Longa Viagem (2011) e Praça Paris (2018). O programa é apresentado por Isabel Wittmann do Estante da Sala, Stephania Amaral do Cinematório e do Instagram Discos da Stê, Camila Vieira da Revista Sobrecinema e Samantha Brasil do Delirium Nerd e Cineclube Delas. Edição: Isabel Wittmann e Felipe Ayres Feedback: contato@feitoporelas.com.br Feed|Facebook|Twitter|Instagram|Letterboxd Pesquisa e pauta: Isabel Wittmann Arte da capa: Amanda Menezes Vinheta: Mey Linhares Assine nosso Padrim Assine nosso Patreon Mencionados: [FILME] Universo Preto Paralelo, de Rubens Passaro [FILME] Algumas Perguntas (Unas Preguntas, 2018), de Kristina Konrad [FILME] Os Renegados (Sans toit ni loi, 1985), de Agnès Varda [FILME] Auto de Resistência (2018),…
-
Drops FpE #09 Gabriela Amaral Almeida
Nesse podcast em formato drops, conversamos sobre o filme O Animal Cordial, um terror que aborda múltiplas relações e embates que são significativos no contexto do Brasil contemporâneo. Além disso entrevistamos sua diretora, Gabriela Amaral Almeida. O filme, que é seu primeiro longa metragem, estreia no dia 9 de agosto nos cinemas. O programa é apresentado por Isabel Wittmann do Estante da Sala e Raquel Gomes, do Cinematório e Moda Útil. Edição: Isabel Wittmann e Felipe Ayres Feedback: contato@feitoporelas.com.br Feed|Facebook|Twitter|Instagram|Letterboxd Pesquisa e pauta: Isabel Wittmann Arte da capa: Amanda Menezes Vinheta: Mey Linhares Assine nosso Padrim Assine nosso Patreon Mencionados: [FILME] Always Shine (2016), de Sophia Takal [FILME] Em Minha Pele (Dans ma Peau, 2002), de Marina de Van [PODCAST] Feito por Elas #09 Especial Dia das Bruxas
-
Carina Round
Venho por meio desta indicar mais uma cantora (e guitarrista) maravilhosa e absolutamente sensacional: Carina Round. Não me lembro o que aconteceu primeiro, a descoberta tardia de que ela integra a banda Puscifer, de um de meus deuses Maynard James Keenan (do Tool e do A Perfect Circle!) ou pela incrível “Do You” na trilha sonora da série American Horror Story… Sei que desde então não parei mais de ouvi-la. Recomendo toda a discografia dela, especialmente os dois primeiros The First Blood Mystery (2001) e The Disconnection (2003) seguidos por Slow Motion Addict (2007) e o EP de inéditas Things You Should Know (2009). Seu trabalho mais recente foi Tigermixes, em 2015, repaginação das…
-
Laços de Ternura
Às vezes tudo que a gente precisa é de um bom filme recheado de atrizes incríveis trazendo o melhor de sua atuação: é tipo uma confort food cinéfila. Lembro de ter assistido a Laços de Ternura (Terms of Endearment, 1983) há uns bons 20 anos ou mais atrás, mas não tinha muitas recordações sobre ele. Dirigido por James. L. Brooks, ele trata da relação ao logo dos anos de uma mãe e uma filha. A primeira, Aurora Greenway, interpretada por Shirley MacLaine, rodeada por babados, é um tanto rígida consigo mesma e despista o flerte de diversos homens que a rodeiam. Mas certo dia aceita o convite para almoçar feito por seu vizinho, um astronauta que…