Filmes,  Indicações

Noirvember 2022

Prepare-se para a temporada de femmes fatales: passado o Spooktober, chegou a vez do #Noirvember. A criadora do desafio, a crítica de cinema Marya E. Gates, elaborou em seu Letterboxd duas listas que podem ajudar quem busca filmes para assistir.

A primeira é de filmes noir escritos por mulheres, que inclui clássicos como Laura (1944), Alma em Suplício (Mildred Pierce, 1945), À Beira do Abismo (The Big Sleep, 1946), No Silêncio da Noite (In a Lonely Place, 1950) e muitos outros cuja autoria do roteiro às vezes pode até passar batida.

A segunda é filmes noir neonoir dirigidos por mulheres. Como no ápice do film noir haviam pouquíssimas diretoras trabalhando, a maioria dos filmes são do segundo grupo. É claro que aparece Ida Lupino, considerada a primeira cineasta a trabalhar no gênero [e sobre quem temos um programa falando de sua filmografia, além de um Especial de Dia das Bruxas em que conversamos sobre seu suspense noir O Mundo Odeia-Me (1953)].

A lista ainda inclui meus queridinhos Ligadas Pelo Desejo (1996), das irmãs Wachowski, e Em Carne Viva (2003), da Jane Campion, mas traz outras dicas menos óbvias ou menos conhecidas também. Vale a pena conferir. 

Compartilhe
Share

Crítica de cinema, doutoranda em Antropologia Social, pesquisa corpo, gênero e cinema e é feminista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.