
Oscar 2020: confira as indicadas nas principais categorias
Hoje, dia 13 de janeiro, pela manhã foram anunciados os filmes indicados a 92ª edição do Oscar, o prêmio da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que é considerado o ponto alto da temporada de premiações. Confira as mulheres indicadas nas principais categorias.

Começando por Melhor Filme: dentre os 9 indicados, apenas um, Adoráveis Mulheres, é dirigido por mulher (Greta Gerwig, que já havia sido indicada nessa categoria com Lady Bird). Confira a lista completa:
1917
Adoráveis Mulheres
Coringa
Era Uma Vez Em… Hollywood
Ford vs Ferrari
História de um Casamento
O Irlandês
JoJo Rabbit
Parasita
Na categoria Melhor Direção temos mais um ano com apenas homens indicados: Scorsese (O Irlandês), Sam Mendes (1917), Tarantino (Era uma Vez em.. Hollywood), Bong Joon Ho (Parasita) e Todd Phillips (Coringa). Com isso o Oscar segue tendo apenas 5 mulheres indicadas nessa categoria em suas 92 edições: Lina Wertmüller (por Pasqualino Sete Belezas em 1977), Jane Campion (por O Piano em 1994), Sofia Coppola (por Encontros e Desencontros em 2004), Kathryn Bigelow (por Guerra ao Terror em 2010 e a única premiada) e Greta Gerwig (por Lady Bird em 2018).

As indicadas a Melhor Atriz foram:
Cynthia Erivo (Harriet)
Saoirse Ronan (Adoráveis Mulheres)
Charlize Theron (O Escândalo)
Renée Zellweger (Judy: Muito Além do Arco-Íris)
Scarlett Johansson (História de um Casamento)

As indicadas a Melhor Atriz Coadjuvante foram:
Kathy Bates (O Caso Richard Jewell)
Florence Pugh (Adoráveis Mulheres)
Laura Dern (História de Um Casamento)
Margot Robbie (O Escândalo)
Scarlett Johansson (JoJo Rabbit)

Nas categorias de roteiro temos apenas duas mulheres indicadas: Krysty Wilson-Cairns (por 1917, em parceria com Sam Mendes) e Greta Gerwig (por Adoráveis Mulheres). É mesmo número de indicações que o ano anterior.

A situação melhora quando se trata da categoria Melhor Documentário: 4 dos 5 indicados são dirigidos por mulheres. São eles:
Indústria Americana (Julia Reichert e Steven Bognar)
For Sama (Waad Al-Kateab e Edward Watts)
Honeyland (Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov)
e o brasileiro Democracia em Vertigem (Petra Costa)

Entre os indicados a Melhor Filme Internacional, somente um é dirigido por uma mulher: o documentário Honeyland, que, com isso, acumula duas indicações.

Com isso, Adoráveis Mulheres, dirigido por Greta Gerwig, obteve um total de 6 indicações: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Coadjuvante, Melhor Roteiro Original, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora, sem, contudo, emplacar uma indicação a Melhor Direção. Saoirse Ronan, que foi indicada a Melhor atriz pelo trabalho realizado nele, coleciona 4 indicações no total, aos 25 anos de idade. As anteriores haviam sido pelo seus trabalhos em Desejo e Reparação (aos 13 anos, como melhor atriz coadjuvante) e em Brooklyn e Lady Bird (como melhor atriz).

A entrega dos prêmios será em 9 de fevereiro.

