Notícias

10 filmes de terror e suspense com protagonistas mulheres

Além do nosso mais recente podcast, o tradicional Especial de Dia das Bruxas, como fechamento do mês de outubro montamos esta lista de filmes de terror e suspense com protagonistas mulheres, para tremer de medo ao assistir na plataforma de streaming do Telecine – desta vez tirando as crianças da sala! O gênero carrega um estigma negativo de tramas misóginas com muito sangue e punição injusta: resta observar se esse estereótipo aparece nos  exemplos aqui selecionados. Confira a lista:

As Boas Maneiras (2017), escrito e dirigido por Juliana Rojas e Marco Dutra

Protagonizado por Isabél Zuaa e Marjorie Estiano, o premiado As Boas Maneiras trata de um tema inusitado para o terror: a maternidade – como acontece amplamente na filmografia da Juliana Rojas – e neste caso, a assustadora concepção de um bebê lobisomem, na intrigante interseção entre humano e monstro. Apesar do clima tenso e das imagens viscerais, o longa nacional sabe equilibrar as fortes emoções com momentos de alívio cômico, como a sertaneja “Chora me liga” na trilha. Temos um programa sobre a diretora e outro todinho dedicado ao filme. Assista aqui

Vingança (2017), escrito e dirigido por Coralie Fargeat

Na trama de Vingança, exemplar bem interessante do subgênero rape revenge (ou vingança de estupro), Jen (Matilda Anna Ingrid Lutz) se reinventa, supera traumas inimagináveis – alguns só possíveis na tela – e oferece um banho de sangue para uma trupe de homens agressores em um cenário desértico. Comentamos sobre o longa neste episódio do podcast. Assista aqui.

Corrente do Mal (2014), de David Robert Mitchell, com Maika Monroe

É um padrão comum no horror a punição pela vivência da sexualidade, especialmente em filmes de ”coming of age”, o que ocorre de forma estética e poeticamente impressionante em Corrente do Mal. Jay (Maika Monroe) e uma turma de jovens são perseguidos por uma “força sobrenatural desconhecida” e transmissível sexualmente. O longa é parecido em alguns aspectos com o nacional Mate-me por favor (2015), de Gabriela Amaral. Assista aqui.

Carrie, a Estranha (1976), de Brian De Palma, com Sissy Spacek

Que tal rever este clássico baseado no livro de Stephen King? Carrie, a Estranha acompanha a difícil adolescência de uma menina tímida, vivida pela Sissy Spacek, que é humilhada por seus colegas no baile de formatura, mas não deixa barato… como sabemos. Assista aqui.

A Chave Mestra (2005), de Iain Softley, com Kate Hudson

Na trama de A Chave Mestra, Caroline (Kate Hudson) é uma enfermeira que trabalha em uma assustadora fazenda em Nova Orleans e se vê envolvida em um mistério relacionado ao passado sombrio da casa – com direito a disco de vinil e participações especialíssimas de Gena Rowlands e John Hurt! Assista aqui.

A Morte te dá Parabéns (2017), de Christopher Landon, com Jessica Rothe

Em A Morte te dá Parabéns, Tree (Jessica Rothe) é uma estudante que revive o dia de seu aniversário e morte repetidas vezes até que ela descubra a identidade de seu assassino. A premissa faz referência direta a Feitiço do Tempo (1993), com Bill Murray – também retomado na série Boneca Russa (2019-). Assista aqui.

O Chamado (2002), de Gore Verbinski, com Naomi Watts

Além da conhecida e temida Samara, assombração que aparece na fita de vídeo sinistra do filme, é bom lembrar do protagonismo de Naomi Watts, Rachel, a jornalista que investiga o caso colocando em risco a própria vida no terror O Chamado. Assista aqui se for capaz.

Os Pássaros (1963), de Alfred Hitchcock, com Tippi Hedren

Outro clássico que você pode rever no Telecine é Os Pássaros, de Alfred Hitchcock. Tippi Hedren interpreta a socialite Melanie Daniels, atacada durante uma viagem por um bando de pássaros e diferentes tipos nesta história baseada no livro de Daphne Du Maurier. Assista aqui.

Bata Antes de Entrar (2015), de Eli Roth, com Lorenza Izzo e Ana de Armas

Bata Antes de Entrar é o tipo de filme que faz questionar valores tradicionais, como os limites da monogamia. Apesar de problemático em alguns pontos, inverte a lógica de uma vítima feminina subjugada ao vilão masculino. No longa, o queridinho mundial Keanu Reeves torna-se refém das perversas e sedutoras Genesis (Lorenza Izzo) e Bell (Ana de Armas). Assista aqui

Stephanie (2017), de Akiva Goldsman, com Shree Crooks

A pequena grande atriz Shree Crooks e sua tartaruga Frances conduzem Stephanie. Os momentos mais fortes da película não estão nos sustos baratos, muito menos nos defeitos especiais, mas na profunda solitude com que a menina preenche a casa, lê estórias para si mesma e grita palavrões a plenos pulmões na ausência dos pais… até a inevitável descoberta de que os monstros somos sempre nós mesmos. Assista aqui.

Lembrando que esses filmes de terror e suspense protagonizados por mulheres estão disponíveis no catálogo do Telecine para assistir direto pela internet.

Esse conteúdo foi produzido pelo Feito por Elas, de maneira patrocinada, em parceria com o Telecine.  
Compartilhe
Share

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *