Quem Somos
O Feito por Elas
O Feito por Elas é um projeto criado em 2016 para discutir e divulgar o trabalho das mulheres no cinema. Há 5 anos nós trazemos novas possibilidades a partir de histórias que foram criadas por mulheres e conjugamos nossos múltiplos conhecimentos para dialogar com as pessoas ao nosso redor e afetar a forma como elas vêm as imagens. Nosso trabalho é potencializar esses novos olhares pra narrativas plurais que já existem mas nem sempre são percebidas. Nosso trabalho engloba a criação e curadoria de conteúdo por meio de redes sociais e de nosso site.
Nessa perspectiva, produzimos um podcast quinzenal em que realizamos críticas aprofundadas, entrevistas e coberturas de festivais. Nossa abrangência é diversificada e abordamos diversos gêneros cinematográficos, passando por vários países diferentes, das pioneiras do cinema aos sucessos contemporâneos. Ah, e nós temos o nosso próprio prêmio de melhores do ano, o Troféu Alice.
Mais do que diretoras, pretendemos dar visibilidade para as diferentes mulheres que trabalham nas mais diversas áreas dentro do cinema, discutindo e divulgando essas obras, valorizando os trabalhos e incentivando o público a conhecê-los.
Em março de 2016 a página estava no ar e em 1º de julho do mesmo ano o primeiro programa foi lançado. Desde então, já publicamos mais de duas centenas de episódios de podcasts, cobrimos festivais e premiações in loco e nas redes sociais, realizamos entrevistas com profissionais, fizemos parcerias com outros podcasts e sites, tivemos presença ativa com notícias e outros conteúdos relevantes nas redes e redigimos dezenas de newsletters para aquelas pessoas que apoiam nosso projeto.
Fale conosco: contato@feitoporelas.com.br
A Equipe
Isabel Wittmann, formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFSC, é antropóloga e crítica de cinema, mestra em Antropologia Social pela UFAM e doutoranda pela USP, com pesquisa em gênero, corpo, sexualidade e cinema. Escreve sobre cinema no Estante da Sala desde 2009 e é membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), do Elviras- Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema e pesquisadora vinculada ao Grupo de Antropologia Visual (GRAVI) no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia (LISA- USP).
Stephania Amaral é doutoranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET MG, onde participa dos grupos de pesquisa Literatécnica e Tecnopoéticas. Membra da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) e do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema.
Camila Vieira é crítica, curadora e pesquisadora de cinema. Doutora em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É curadora da Mostra de Cinema de Tiradentes, desde 2018. Organizou o livro “Mulheres atrás das câmeras: as cineastas brasileiras de 1930 a 2018” (Editora Estação Liberdade), finalista do Prêmio Jabuti 2020. Escreve atualmente na revista eletrônica Multiplot. É integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). Contato: camilavieira.curadoria@gmail.com.
Rosana Íris é bacharel em Cinema pela UMESP e pós-graduada em Gestão Cultural pelo Senac. Trabalha com redação e escrita há mais de 10 anos. Ainda não saiu do armário como crítica de cinema mas já falou por 12 episódios sobre Fleabag para o spin off do FpE focado na série de Phoebe Waller-Bridge.
Yasmine Evaristo é graduada em Artes Plásticas, pela Escola Guignard, e graduanda em Letras – Tecnologias da Edição, pelo CEFET-MG, pesquisa e escreve sobre cinema, principalmente cinema fantástico e de horror e representação e representatividade de pessoas negras no cinema. Tem textos publicados nos veículos, Clube da Poltrona, Music Non Stop, Blog Entrando Numa Fria, Plano Aberto e Tangerina. É redatora e co-fundadora do site Longa História. Lançou em 2020 seu primeiro livro ilustrado, “Histórias Para Fazer Sofia Dormir”, pela Editora Atafona. Integrante da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).